Cursos de Extensão


As escolas filosóficas helenísticas e o florescimento de uma literatura teológica na Roma Antiga - Estudos de recepção e criação de novas práticas discursivas religiosas


TÍTULO

As escolas filosóficas helenísticas e o florescimento de uma literatura teológica na Roma Antiga - Estudos de recepção e criação de novas práticas discursivas religiosas

 

PROFESSORA

Maria Eichler
Doutora em História (PPGH - UNIRIO)

 

PERÍODO

De 2 de outubro a 6 de novembro de 2019

Outubro: 2, 9, 16, 23, 30
Novembro: 6

 

HORÁRIO

Quartas-feiras, das 18h às 19h30

 

CARGA HORÁRIA

12 horas/aula

 

EMENTA

A partir do século II AEC[1], com o aprofundamento das campanhas militares e da experiência de expansão territorial, Roma passou por mudanças substanciais que a transformaram de cidade latina a imperium. Com isso, impôs-se com urgência crescente os desafios de administrar o funcionamento de sua estrutura complexa, vasto território religioso e etnicamente diversificado. Ao mesmo tempo, os romanos iniciaram um diálogo mais direto e sistemático com as culturas dos povos conquistados, e adquiriram um conhecimento, podemos dizer, de “primeira mão”, dos conteúdos das escolas filosóficas gregas e helenísticas, o que os tornaram mais receptivos a novas configurações interpretativas e possibilidades cognitivas. Já no século seguinte, a recepção desses sistemas de pensamento estimulou o exercício da crítica e da reflexão, que alargaram os horizontes conceituais romanos.

O presente curso se volta para o florescimento de uma literatura teológica na Roma do século I AEC, ocorrido na senda do processo descrito por Jörg Rüpke, filólogo e historiador das religiões alemão, como de racionalização instrumental e teórica da religio publica. Centrar-nos-emos a discussão nas obras de caráter marcadamente teológico de Cícero (106 - 43 AEC), Lucrécio (c. 93-50 AEC) e Varrão (116 - 27 AEC), atentando principalmente para o recurso deles às categorias conceituais e aos métodos e recursos de formalização das correntes filosóficas gregas e helenísticas, sobretudo às escolas estoica, epicurista, acadêmica e à corrente cética. Elegemos analisar, nas obras dos autores supracitados, dois problemas teológicos fundamentais, que geraram uma acirrada controvérsia: a questão da “providência”, ou seja, das relações entre deuses, o mundo e os humanos, e as implicações entre conhecimento humano e o divino.

 

INVESTIMENTO

Parcela única de R$ 180,00

 

DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA

- Identidade (cópia)

- CPF (cópia)

- Comprovante de residência (cópia)

Obs.: As cópias da documentação deverão ser entregues na secretaria no momento da inscrição.

 

INSCRIÇÕES

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro adota o sistema de pagamento online, o que garante eficiência e segurança.

Clique abaixo no botão Faça sua pré-inscrição. Após preencher o formulário, acesse o PAGSEGURO e escolha a forma de pagamento referente ao valor do curso. O pagamento pelo PAGSEGURO poderá ser realizado por boleto bancário, cartão de débito, ou parcelado pelo cartão de crédito.

 

LINK DE PAGAMENTO

 R$ 180,00

https://pag.ae/7V2nVaApm 

 

A inscrição estará confirmada com o pagamento deste valor, que não será restituído em caso de desistência do curso por parte do aluno.

 


[1] Antes da Era Comum.


Para visualizar o contrato de prestação de serviços educacionais de curso de extensão clique aqui.



Newsletter