Cursos de Extensão


História de Israel


Profa. Dra. Maria de Lourdes dos Santos Souza

Doutora em Teologia Bíblica 
Antigo Testamento: Profetismo

 

Período

Módulo I - 16, 17 e 18 de outubro de 2017, segunda, terça e quarta-feira
Módulo II - 8, 9 e 10 de novembro de 2017, quarta, quinta e sexta-feira

 

Horário

Das 10h às 11h40
 

Carga horária

12 horas/aula
 

Ementa

Compreensão da História de Israel na perspectiva teológica da fé israelita. Aprofundamento da união teológica vital existente entre a aliança judaica e a aliança cristã selada na ressurreição de Jesus. Análise das demais questões sobre gêneros literários, questões hermenêuticas, estudo de textos, etc. dentro das possibilidades do curso.

 

Objetivos gerais

Proporcionar uma visão panorâmica de todas as categorias bíblicas sem, porém, entrar nos detalhes da análise de cada uma delas.

Capacitar o aluno para o conhecimento da História de Israel/ ou História da Salvação em suas diversas etapas: os principais fatos que traçaram o percurso histórico do povo de Israel, suas causas e consequências. Conhecer e aprender mais sobre as raízes bíblicas e originais da fé.

O curso será dividido em dois módulos trabalhados na perspectiva de alguns fatos básicos sobre o papel do AT na teologia cristã e do texto em si como testemunho das experiências de Deus vividas por Israel.

 

MÓDULO I

Dos Patriarcas à Monarquia

16 a 18 de outubro de 2017, das 10h às 11h40
 

Objetivo Específico

Este primeiro módulo trata dos principais períodos da formação do povo de Israel, da aliança divina, onde Deus delinia seu projeto de salvação. É um Deus pessoal e único: Aliança evoca o “projeto de amizade” ou “mistério de comunhão” que Deus quer estabelecer com cada homem, fazendo deles “criaturas novas” e formar com eles um povo. A Aliança foi-se revelando ao longo da História, através de fases ou etapas.  Deus deu-Se a conhecer aos nossos primeiros pais, convidando-os a viver numa íntima comunhão com Ele. Depois da queda, Deus decide salvar a Humanidade, através de uma série de Etapas. A iniciativa é de Deus: é Deus que Se revela livremente, de forma gratuita, Se encontra com o Homem, sem que nenhuma necessidade o obrigue: apenas por amor. Nesta revelação divina e nos sinais de proteção Deus declara-se como um Deus interessado pelos homens intervindo a favor deles. A Aliança percorre toda a História da Salvação, que se divide em Antiga e Nova Aliança. Os leitores cristãos da Bíblia devem sentir e experimentá-lo com esse povo, envolvendo-se intimamente nesta história como história do seu Deus comum.

  1. Período dos Patriarcas
  2. Israel no Egito - Êxodo e Conquista de Canaã
  3. Período dos Juízes
  4. Monarquia – reino unido
  5. Reino Dividido: Reino Norte: Israel; Reino Sul: Judá

 

MÓDULO II

Do Exílio Babilônico ao Período Intertestamentário

8 a 10 de novembro de 2017, das 10h às 11h40
 

Objetivo Específico

O segundo módulo quer demonstrar a partir do exemplo de Israel o que ocorre numa comunidade que vive a aliança divina, mostra sua concretização e como isso ocorre, mas que também pode fracassar. A violação da aliança - frequentemente Israel “esquecia-se” de adorar o seu Deus e voltava-se para os ídolos. “Eu é que sou o Senhor. Fora de mim não há outro” (Is 45, 6). Deus é santo, misericordioso, amigo dos homens, fiel, justo. Para ajudar a seu povo a voltar ao verdadeiro caminho, Deus envia os PROFETAS - interiorização da aliança através dos profetas. Pelos profetas, Deus forma o seu povo na esperança da salvação, na expectativa duma aliança nova e eterna, destinada a todos os homens, e que será gravada nos corações. Os profetas anunciam uma redenção radical do povo de Deus, a purificação de todas as suas infidelidades, uma salvação que abrangerá todas as nações. Deus promete o Messias, o Redentor ou Reconstrutor dessa humanidade.

  1. Declínio e Queda do Reino do Norte (Israel) e cativeiro israelita sob os assírios (722 a.C.)
  2. Queda do Reino do Sul (Judá) – o Exílio
  3. Período Persa - Restauração de Judá – Esperança messiânica
  4. Período Grego e Macabeus
  5. Período Romano


Certificado

Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas.

Investimento

R$ 192,00
 

Documentação solicitada

- Identidade (cópia)
- CPF (cópia)
- comprovante de residência (cópia)

OBS: As cópias da documentação deverão ser entregues na secretaria no momento da inscrição.
 

Inscrições

Inscrições abertas até 16 de outubro de 2017, segunda-feira.

Após preencher o formulário abaixo, clique no botão confirmar e escolha a forma de pagamento de R$ 192,00 referente ao valor do curso.

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro adota o sistema de pagamento online, o que garante eficiência e segurança. O pagamento poderá ser realizado com cartão de crédito, débito ou por boleto bancário.

A inscrição estará confirmada com o pagamento deste valor, que não será restituído em caso de desistência do curso por parte do aluno.




Newsletter