Cursos de Extensão


Provando a existência de Deus: um percurso sobre as formulações do argumento ontológico


Professor

André Campos da Rocha
Doutor em Filosofia (UFRJ)/Pós-doutorado em História da Ciência (HCTE-UFRJ)
 

Período

De 26 setembro a 31 de outubro de 2018
 

Horário

Quartas-feiras, das 10h30 às 12h10
 

Carga horária

12 h/a (6 encontros)


Ementa

O vigor da filosofia medieval constata-se pelas diversas questões que, advindas dela, ainda hoje merecem a atenção de filósofos, sejam eles de tradição filosófica continental ou analítica. Por exemplo, os acalorados debates sobre semântica, que marcam a filosofia contemporânea, são refinamentos lógicos daqueles que ocorreram na Idade Média. Por esse ângulo, quando Santo Anselmo de Aosta traz a lume o seu Proslogion, no qual define Deus como “aquilo sobre o que não se pode pensar nada de maior”, inaugura a discussão sobre o célebre argumento ontológico, que estimulará diversos pensadores posteriores.

O curso consiste na exposição do argumento ontológico, segundo uma abordagem histórico-conceitual. O programa prevê o exame das formulações dos mais significativos autores que se propuseram a apresentar uma prova conclusiva para a existência de Deus.  Desse modo, far-se-á um percurso que terá início em Santo Anselmo, passará por Descartes e Leibniz e se estenderá até Findley, Gödel e Plantinga (dentre outros). Não serão negligenciadas as objeções de São Tomás de Aquino, Hume e Kant.

 

Objetivo

O objetivo do curso é colocar em tela os argumentos sobre a existência de Deus, a partir de uma questão básica: É possível mudar o ponto de vista de ateus e agnósticos com tais argumentos?

 

Justificativa

O argumento ontológico é um dos mais estimulantes problemas metafísicos colocados à tradição do pensamento filosófico. Oportunizar uma discussão sobre essa temática mostra-se necessário em termos de formação cultural.

 

Programa

1) Existência e predicação

2) Nomes e definições

3) O argumento de Santo Anselmo

4) As contribuições de Descartes e Leibniz para o argumento ontológico

5) As objeções de Hume e Kant

6) A abordagem da filosofia analítica para o argumento ontológico

 

Certificado

Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas.


Investimento

R$ 200,00

 

Documentação solicitada

- Identidade (cópia)
- CPF (cópia)
- comprovante de residência (cópia)

OBS: As cópias da documentação deverão ser entregues na secretaria no momento da inscrição.
 

Inscrições

Inscrições abertas até 25 de setembro de 2018, terça-feira.

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro adota o sistema de pagamento online, o que garante eficiência e segurança.

Clique abaixo no botão Faça sua pré-inscrição. Após preencher o formulário, acesse o PAGSEGURO e escolha a forma de pagamento de R$ 200,00 referente ao valor do curso. O pagamento pelo PAGSEGURO poderá ser realizado por boleto bancário, cartão de débito, ou parcelado no cartão de crédito.

A inscrição estará confirmada com o pagamento do valor do curso, que não será restituído em caso de desistência por parte do aluno.


Para visualizar o contrato de prestação de serviços educacionais de curso de extensão clique aqui.



Newsletter