Cursos de Extensão


O homem e a natureza na filosofia do Renascimento


Professor

André Campos da Rocha

Doutor em Filosofia (UFRJ) e pós-doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ)

Período

De 3 a 26 de agosto de 2021

Agosto: 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26

Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30

Carga horária

16 h/a

Ementa

Sabemos da notória viagem renascentista do homem em busca de si mesmo, segundo os valores defendidos pelos autores clássicos gregos e latinos. No entanto, além dessa grandiosa empreitada, outra se desenhava de forma definitiva: a de construção de um discurso que desvendasse os princípios gerais da Natureza. O desvendamento dos segredos da Natureza nem sempre possuiu a fisionomia que nos é familiar, desde as chamadas revoluções científicas ocorridas entre os séculos XVI e XVII. Neste contexto, a Magia e a Filosofia Natural na Renascença, talvez de forma inusitada, tenham que ser encaradas como legítimas e determinantes antecessoras de um modo de pensar que irá se encastelar posteriormente na precisão dos caracteres matemáticos, como afirmou Galileu.

Objetivos

O objetivo do curso éabordar algumas das teses, defendidas pelos principais filósofos do Renascimento, sobre como deveria ser construído o conhecimento sobre a Natureza. Para tal, discutiremos as fronteiras e articulações entre Magia, Filosofia Natural e Ciência, que eram típicas daquele período. Salientaremos a emergência dos paradigmas da ciência e sua configuração compósita. Para conduzir a nossa discussão, colocaremos em evidência o método experimental – que se tornou um dos fundamentos primordiais para que se realizem investigações científicas sobre a natureza.

Público-alvo

O curso destina-se a todos os interessados em conhecer e ampliar os seus horizontes intelectuais e conceituais sobre o tema.

Programação das aulas

1ª aula
Os simbolismos cabalistas: o Verbo Divino com fonte eterna da verdade. O mundo é imagem de Deus e o homem é um microcosmo d´Ele e do Universo. Deus é o princípio e fim de todas as coisas. (03/08/2021)

2ª aula
A ânsia prematura de explicar o mundo natural: as noções de simpatia e antipatia. O poder de influência da linguagem sobre as coisas. A teoria dos três mundos. (05/08/2021)

3ª aula
A relação entre Astronomia e Astrologia no Renascimento. Os princípios do movimento dos astros. Imaterialidade da alma. Eternidade do Mundo e negação da criação. (10/08/2021)

4ª aula
A questão do naturalismo animista ou pampsiquismo. A decadência da filosofia abstrata face ao surgimento do método experimental. (12/08/2021)

5ª aula
A reação crítica de Francisco Sánchez: repulsa aos cabalistas, hilozoístas e ocultistas. (17/08/2021)

6ª aula
Francis Bacon e o Experimentalismo – em busca do domínio da Natureza (19/08/2021)

7ª aula
A Física Atomista. Gassendi, Bernier (24/08/2021)

8ª aula
Enfim o método experimental se encontra com a Física-matemática: TychoBrahe, Leonardo da Vinci, Copérnico, Kepler e Galileu (26/08/2021)

Investimento
R$ 105,00

 

(A realização do curso está sujeita à formação de turma)

 

::::::::::::::: Inscrições online ou presenciais :::::::::::::::

Inscrições abertas até23/07/2021

1. Inscrições online

1.1 Clique, abaixo, no botão Faça sua pré-inscrição, preencha as informações do formulário e clique em Confirmar.

1.2. Caso não consiga realizar a inscrição pelo nosso site, clique neste link para realizar sua inscrição: https://forms.gle/wonFmMdp6wKtBSfE6

1.3 Acesse o PAGSEGURO pelo link: https://pag.ae/7Xhgs5Y-s  e efetue o pagamento de R$ 105,00 referente ao valor do curso. O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário, cartão de débito, ou parcelado no cartão de crédito.

 

ATENÇÃO: Os dados de acesso ao Teams (plataforma utilizada pela Faculdade de São Bento) serão enviados para os alunos por e-mail no prazo de 7 dias após a confirmação do pagamento do curso. A inscrição deverá ser confirmada o quanto antes para permitir o acompanhamento das aulas em tempo real. Os alunos que confirmarem a inscrição na véspera do início do curso poderão assistir às aulas gravadas, que ficarão disponíveis pelo prazo de quinze dias.

 

2. Inscrições presenciais

1. Entregue cópias da identidade, do CPF e de um comprovante de residência na secretaria da Faculdade de São Bento ou digitalize os arquivos e envie para o e-mail secretaria@corporativo.fsbrj.edu.br

2. Solicite na secretaria o boleto impresso com o valor do curso.

3. Após confirmado o pagamento, a secretaria enviará um e-mail com os dados de acesso ao Teams (plataforma utilizada pela Faculdade de São Bento).


OBS: O pagamento do valor do curso não será restituído em caso de desistência por parte do aluno.


Para visualizar o contrato de prestação de serviços educacionais de curso de extensão clique aqui.



Newsletter