Cursos de Extensão


A questão do Ser na história da Filosofia segundo a perspectiva fenomenológica de Martin Heidegger


Professora

Manuela Santos
Doutora em Filosofia Contemporânea (PPGFIL - UFRJ)

 

Período

De 8 de agosto a 12 de setembro de 2019

Agosto: 8, 15, 22, 29
Setembro: 5, 12

 

Horário

Quintas-feiras, das 19h às 20h30

 

Carga horária

12 horas/aula (6 encontros)

 

Objetivo

Questionar como Heidegger estabelece uma interpretação de fundo única para toda a história da Filosofia, e porque o estabelece. Compreender como a estrutura metafísica do pensamento (uma estrutura histórica), governa o sentido da verdade como um todo no Mundo de sentido contemporâneo.

 

Ementa

O curso pretende analisar, sucintamente, o que a Filosofia heideggeriana propõe como sendo a estrutura do pensamento e, por conseguinte, o que esta Filosofia pensa por respeito à estrutura própria do ser-homem. De acordo com Heidegger, a Filosofia enquanto Metafísica vem perpetrando uma posição eminente do pensamento como conhecimento, isto é, como desvelamento do ente enquanto saber metafísico. O filósofo então, ao estudar profundamente as formas como as quais o pensamento vem historicamente pensando a questão primordial e fundamental da Filosofia, qual seja, a questão do Ser enquanto Ser, começa a estabelecer o que permanece impensado na história da Filosofia: a própria questão do Ser, uma vez que tal questão, no interior do saber metafísico, demanda sempre implicitamente uma determinação última no ente. Para o filósofo, a questão do Ser ele mesmo começa a aparecer como uma questão histórica e circunscrita, isto é, interior a um Mundo de sentido. Se, portanto, o Ser é compreendido a partir do Mundo de sentido no qual emerge, então isto por um lado quer dizer que não há, originariamente, espaço para verdades absolutas ou universais; e, por outro, quer dizer que o Ser, por ser somente interior a um Mundo de sentido, não pode ser originariamente um algo (um ente), ou uma substância universal determinada onticamente. A destruição fenomenológica heideggeriana da filosofia tradicional é, deste modo, o fio condutor para a preparação da temática do Ser enquanto tempo, isto é, para a temática principal de Ser e Tempo; uma vez que o Dasein, sendo a cada vez, finito, deve ser trazido à dimensão de fenômeno a partir da sua lida histórica com a presença, isto é, com o Ser e, por conseguinte, com o tempo.

 

Investimento

Parcela única de R$ 180,00

 


Certificado

Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas.


Documentação solicitada

- Identidade (cópia)
- CPF (cópia)
- comprovante de residência (cópia)

OBS: As cópias da documentação deverão ser entregues na secretaria no momento da inscrição.


Inscrições

Inscrições abertas até 7 de agosto de 2019, quarta-feira.

A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro adota o sistema de pagamento online, o que garante eficiência e segurança.

Clique abaixo no botão Faça sua pré-inscrição. Após preencher o formulário, acesse o PAGSEGURO e escolha a forma de pagamento de R$ 180,00 referente ao valor do curso. O pagamento pelo PAGSEGURO poderá ser realizado por boleto bancário, cartão de débito, ou parcelado no cartão de crédito.

A inscrição estará confirmada com o pagamento do valor do curso, que não será restituído em caso de desistência por parte do aluno.


Para visualizar o contrato de prestação de serviços educacionais de curso de extensão clique aqui.



Newsletter