Extensão‎ > ‎

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Professora

Laura Jane Messias Belém
Mestre em Educação


Período

De 5 de agosto a 25 de novembro de 2013

Agosto: 5, 12, 19, 26
Setembro: 2, 9, 16, 23, 30
Outubro: 7, 14, 21, 28
Novembro: 4, 11, 18, 25



Horário

Segundas-feiras, das 12h50 às 14h30



Carga horária

32 horas/aula



Ementa


Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – fonologia, morfologia e sintaxe – possibilitando ao aluno o uso desta língua em contextos reais de comunicação



Conteúdo programático

- Utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

- Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe

- Uso da língua em contextos reais de comunicação



Bibliografia básica

CAPOVILLA, Fernando César et alli. Dicionário enciclopédia trilíngue da língua de sinais brasileira. 3 ed. São Paulo, Edusp, 2008.

CAMPOS-GARCIA, Eduardo de. O que todo pedagogo precisa saber sobre LIBRAS. Os principais aspectos e a importância da Língua Brasileira de Sinais. São Paulo, Schoba, 2012.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e Preconceitos em torna da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.



Bibliografia complementar



FERREIRA-BRITO, L. Integração social & surdez. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

FERNANDES, Eulália (Org.) – Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.

LODI, Ana Claudia et all. Letramento e minorias. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

QUADROS, Ronice Muller de: KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

THOMA, Adriana da S. e LOPES, Maura Corsini (Orgs). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

________. A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

 

Certificado

Confere certificado mediante 75% de presença nas aulas


Investimento


4 parcelas de R$ 95,00


Inscrições

Inscrições encerradas. Para conferir os cursos de extensão oferecidos pela FSBRJ acesse http://www.faculdadesaobento.org.br/extensao



Documentação solicitada
 (original e cópia)

Identidade
CPF
Comprovante de residência

OBS: A documentação deverá ser entregue na secretaria no momento da inscrição